Brasil: Maceió, Maragogi e outras maravilhas de Alagoas

Durante muitas luas manteve a manopla no braço preparado para reagir a qualquer suspeita de ameaça vinda das mutáveis marés. Compreendeu que era fácil ficar com a multidão, difícil era ficar sozinho. Nadava, remava, corria e cavalgava com força animal. O comportamento sobre-humano era consequência dos abusos que havia sofrido quando criança que o faziam renunciar a qualquer tipo de perda escatológica. De tanto ser usurpado, aprendeu a usurpar. Fez com que de alguma forma retribuíssem por sua suposta inteligência e beleza os que as quisessem.

Era como se um morador melancólico do lugar que deveria permanecer no cômodo mais remoto da casa houvesse quebrado o telhado e estava erguido para se mostrar ao mundo. Mergulhou em mares inóspitos e com o passar dos anos aprimorou movimentos distintos para atingir a satisfação, pois era dela que vinham as realizações. Conquistou os sonhos com astúcia, malícia e cautela, e no fim, entendeu que por mais que procurassem diferentes coisas, eram todos parecidos. As vezes súditos, as vezes reis.

Viveu, cresceu, rompeu, perdeu-se, encontrou-se. Venceu os medos e quebrou a armadura depois de entender que o sentido só existe com o amor e que o amor só existe com a compreensão. Manteve a mente e o coração abertos, fez grandes inimigos, cultivou fortes amizades, teceu enganosas paixões que foram deixadas pelo caminho. No ciclo da vida, era necessário derrubar algumas árvores para manter a floresta crescendo. Amam amambare. Para sonhar não é preciso fechar os olhos.

Acreditando apaixonadamente em alguma coisa que ainda não existe, nós a criamos”.

Franz Kafka

SABIA QUE? Pequeno estado nordestino localizado no litoral brasileiro com cerca de 3,5 milhões de habitantes, Alagoas é repleto de praias com coqueiros, águas cristalinas, piscinas naturais, recifes e 17 lagoas - daí a origem do seu nome, pela utilização da frase “vamos às lagoas”. A sua capital, Maceió, concentra um terço dos habitantes do estado e tem como principal pilar econômico o turismo, graças as belezas naturais. Fundada em 1815, Maceió tem calor e sol durante o ano inteiro, mesmo com as eventuais chuvas não torrenciais. A capital alagoana também é a maior produtora brasileira do mineral sal-gema e tem sofrido com o excessivo extrativismo do elemento feito por uma empresa holandesa, e por consequência da balbúrdia até mesmo bairros da cidade estão afundando geograficamente e tendo de ser desocupados pelos moradores. Também reconhecida pelas festividades folclóricas, Maceió tem belas praias e uma hidrografia peculiar, o que torna a região atraente para entusiastas do mergulho. Vale destacar também a culinária nordestina, bem presente em Alagoas, não deixe de provar os frutos do mar e pratos típicos como o chiclete de camarão, o cuscuz, a tapioca e a água de coco, pois o estado alagoano concentra umas das maiores plantações do fruto no Brasil.

VOCÊ PRECISA CONHECER:

Pajuçara - bairro central com uma das principais praias de Maceió, Pajuçara é conhecida também pelos jangadeiros e suas piscinas naturais, que ficam a alguns quilômetros de distância da costa. O trajeto até as piscinas dura cerca de 20 minutos e é preciso ser feito em horários específicos por causa do movimento das marés - geralmente o melhor período para o tour é pela manhã.

Ponta Verde - é um dos lugares queridos pelos turistas, com diversas barracas na praia, muitos coqueiros, um pôr do sol incrível e onde fica a placa “Eu Amo Maceió”. Durante a viagem aproveite aqui para caminhar no calçadão e tomar água de côco na orla da praia.

Jatiúca - localizada ao lado da Ponta Verde, Jatiúca é outra praia que ganhou o coração dos turistas. A região tem um mar geralmente tranquilo e está cercado por uma boa rede hoteleira, restaurantes e lojas.

Pavilhão do Artesanato - este pavilhão de Pajuçara tem dezenas de barracas que comercializam artesanato e comidas regionais. Vale a pena dar uma passada aqui pra comprar aquelas lembranças clássicas da viagem.

Paripueira - é uma praia tranquila com pescadores, ideal pra quem procura mais sossego, fica a cerca de 30 quilômetros de distância de Maceió.

São Miguel dos Milagres - localizado ao lado da Praia do Francês, essa região é simples mas tem infraestrutura, com restaurantes a beira do mar que tem águas tranquilas rodeadas por corais.

Praia do Francês - fica no município de Marechal Deodoro também a cerca de 30 quilômetros de distância de Maceió. Essa extensa praia também tem boa infraestrutura com restaurantes, lojas e prática de diferentes esportes aquáticos. As suas águas variam do azul-turquesa ao verde-escuro e a areia é mais escura.

Praia do Gunga - localizada no litoral Sul de Alagoas no município de Roteiro, essa região é uma das mais espetaculares que já estive no Nordeste. Cercada por uma das maiores plantações de coqueiral do Brasil e dispõe de diversas atrações para lazer, desde esportes no mar, banho na lagoa e um paredão incrível de falésias que pode ser visitado com quadriciclo motorizado ou buggy. Além disso, o mar é tem belos arrecifes e a praia também tem vários restaurantes. Aqui não deixe de visitar o mirante e fazer o passeio até as falésias, percurso que se estende por cerca de 3 quilômetros. Outra curiosidade é que esta praia é privada (por isso todos os comerciantes e turistas tem que pagar taxas cambiais, o que torna o passeio mais caro e traz um certo ar de coronelismo à região) e foi adquirida através de um jogo de cartas pelo atual proprietário.

Maragogi - localizada no litoral Norte de Alagoas a cerca de 125 quilômetros de distância de Maceió, Maragogi também é uma região incrível e um destino litorâneo cada vez mais popular no Nordeste por causa das suas piscinas naturais, ideais para praticantes de mergulho. Chamada popularmente de Caribe brasileiro, é um lugar sossegado, com praias mais tranquilas e alguns hotéis de luxo. Aqui é imperdível o passeio às galés (piscinas naturais) que ficam a cerca de 6 quilômetros de distância da costa, por isso o percurso é feito por catamarãs e não jangadas, como na capital alagoana. Imperdível.

TEM ALGUMA DÚVIDA OU PROCURA ALGUMA DICA ESPECÍFICA? ENVIA UMA MENSAGEM ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS.

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

@2020 - MARCIANO 12024 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS